10 possíveis razões para o mau comportamento do seu gato - Pet é pop

10 possíveis razões para o mau comportamento do seu gato

10 possíveis razões para o mau comportamento do seu gato



De repente, seu gato começou a fazer xixi em qualquer lugar, a miar inconsolavelmente durante toda a noite ou a perambular em horários “estranhos”. Se problemas de saúde já foram descartados pelo veterinário e seu pet continua agindo de maneira inadequada, listamos 10 possíveis razões para o mau comportamento do seu gato.

10 possíveis razões para o mau comportamento do seu gato
Imagem de Jonny Belvedere por Pixabay

Veja também:

1. Aromatizadores de ambiente

Todo mundo que possui um animal de estimação provavelmente já usou algum tipo de produto para melhorar o odor do ambiente. No entanto, gatos não gostam de cheiros fortes, por isso, evite colocar difusores na casa, sobretudo perto da caixa de areia. Para eliminar o mau cheiro e evitar que seu gato fique estressado, você pode colocar uma camada de carvão vegetal ou polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio na caixinha.

2. Óleos essenciais

Você começou recentemente a usar óleos essenciais em sua casa? Nesse caso, seu animal de estimação pode estar reagindo negativamente aos produtos, principalmente se forem óleos cítricos ou à base de árvores. Os óleos essenciais podem ser muito benéficos para os gatos (quando usados ​​corretamente), mas também até tóxicos em certas situações. Como resolver? Use apenas óleos puros e de alta qualidade à base de plantas, como lavanda e camomila. Se o cheiro for muito forte, aplique longe do seu pet. Os animais de estimação mais sensíveis agradecem.

3. Produtos de limpeza

Produtos químicos podem ser muito agressivos para os pets. Além disso, alguns são cheirosos demais e deixam os gatos mais estressados. Tente usar produtos de limpeza naturais de baixo impacto ou que sejam seguros para animais de estimação.

4. Uma nova pessoa ou animal

Gatos não são grandes fãs da mudança. Se sua casa ganhou um novo membro ou um novo animal ou você decidiu trocar os móveis e redecorar o seu lar, o estresse diante dos novos cheiros e atividades incomuns pode contribuir para o mau comportamento do seu gato. Para resolver isso, introduza as novidades de forma gradativa. Os gatos demoram um pouco mais de tempo para se acostumar a novas rotinas e atividades. Portanto, seja paciente e dê o tempo que seu pet precisar para se adaptar.

5. ‘Inimigos’ na área

A presença de um gato da vizinhança rondando a sua casa pode induzir seu pet a agir de forma mais agressiva, pois ele fica frustrado com a incapacidade de resolver disputas territoriais.

10 possíveis razões para o mau comportamento do seu gato
Imagem de Isa KARAKUS por Pixabay

6. Tédio

Se o seu gato passa longas horas sozinho ou não se sente estimulado, ele ficará entediado e, consequentemente, terá problemas de comportamento. Resolva isso usando brinquedos ou estratégias inteligentes, como “caçadas ao tesouro” com comida. Um ambiente interativo é outra coisa que pode ajudar seu pet a permanecer ativo. Adicionar árvores de escalada, “prateleiras para gatos” ou outros acessórios é uma forma de manter seu animal de estimação entretido.

7. Mudanças na rotina

Alterações na rotina por motivo de doença ou mudança podem às vezes fazer com que seu gato fique mais inseguro do que o normal. Se você teve de sair da cidade, é possível que seu pet apresente problemas de comportamento na sua volta. Não é que ele esteja revidando o “abandono”, ele está apenas enfrentando a situação. Novamente, introduza a mudança da maneira mais gradual possível. Além disso, explore novas formas de tornar seu gato mais sociável para que ele lide melhor com sua ausência.

8. Férias e eventos sociais

A maioria dos gatos é introvertida. Novas pessoas ou grupos podem ser algo bastante assustador para o seu felino. Além disso, ajude-o a se acostumar com a caixa de transporte ensinando-o que o equipamento não é algo ruim. Nesse processo, ofereça um espaço tranquilo e seguro para o seu gato se isolar quando tiver vontade.

9. Música alta

Barulho muito alto é uma das possíveis razões para o mau comportamento do seu gato. Abaixe o volume ou use fones de ouvido. Ou então troque de estilo e escolha uma música clássica. Bach e Mozart parecem funcionar particularmente bem com os felinos. Você também pode montar uma playlist especial para animais e colocar para tocar quando não estiver em casa.

10. Estresse humano

Se você perdeu um emprego, se despediu de algum membro da família ou de outro animal de estimação, há uma grande chance de seus gatos estarem sentindo esse estresse. Aproveite a capacidade inata de seu animal de estimação para resolver sua angústia. O ronronar dos gatos pode ajudar a diminuir os batimentos cardíacos e a relaxar. Nossos pets são melhores que antidepressivos!

Veja também:

Veja também

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo

  • Back to top