10 passos fáceis para você dar banho no seu cão do jeito certo - Pet é pop

10 passos fáceis para você dar banho no seu cão do jeito certo

10 passos fáceis para você dar banho no seu cão do jeito certo
10 passos fáceis para você dar banho no seu cão do jeito certo
10 passos fáceis para você dar banho no seu cão do jeito certo (Foto: Autri Taheri/Unsplash)

Quer saber como dar banho no seu cachorro em casa? O banho é uma ótima maneira de limpá-lo, mas, se feito da maneira incorreta, pode causar irritações na pele do seu cão.

Veja também:

+ Entenda por que os gatos detestam tanto tomar banho
+ Vídeo: donos montam ‘camarote’ para que seus gatos observem pássaros
+ Enquete mostra que esposas infiéis tendem a ser donas de gato

Confira algumas dicas do especialista Martin Smith, dono do site Showerstoyou.co.uk:

1. Corte as unhas do cachorro

Muitos donos de cães esquecem que antes do banho é importante verificar se as unhas precisam ser cortadas, segundo Martin. “As unhas compridas dificultam a aderência dos cães no banho e muitas vezes caem, especialmente se forem de uma raça pequena, como o Yorkshire Terrier”, disse ele ao site Country Living.

2. Escove o pelo antes e depois

De acordo com o especialista, escove o pelo do seu cão antes e depois do banho. “Todas as raças de cães perdem o pelo, e é melhor se livrar de qualquer excesso de pelo morto antes de lavar. uma experiência muito mais fácil e agradável para você e seu cão.”

3. Proteja os ouvidos da água

A água é uma das principais causas de infecções de ouvido para o seu cão, por isso não se esqueça de proteger os ouvidos quando chegar a hora do banho, segundo ele.

“Isso pode ser controlado colocando uma pequena bola de algodão dentro das orelhas do seu animal de estimação durante o banho, proporcionando ao seu cão uma experiência de banho mais agradável”, sugeriu Martin.

4. Lave seu cão em água morna

É importante verificar sempre a temperatura da água antes de molhar o seu cão. O que parece quente o suficiente em nossa pele tende a ser superior a 38°C, e isso é, na verdade, quente demais para a pele do seu cão

“A temperatura da água acima de 37°C pode aumentar muito a frequência cardíaca do seu animal de estimação, causando uma tensão, especialmente para filhotes e cães mais velhos”, explicou o especialista.

5. Evite colocar água no nariz

Ao lavar o seu cão, evite colocar água perto do nariz dele para limitar o risco de asfixia. Isso pode ser feito facilmente inclinando a cabeça para cima e monitorando de perto a quantidade de água ao redor da área do nariz.

6. Escolha um shampoo sem lágrimas

“Shampoo para cães nem sempre é vital, você pode optar por xampus sem lágrimas. Estes geralmente são livres de sulfato e parabenos, tornando-os a fórmula perfeita sem lágrimas para lavar seu cão”, explicou Martin.

7. Esfregue o cabelo na direção que você quer que ele cresça

Ao esfregar o pelo do seu cão com shampoo, certifique-se de fazê-lo na direção em que deseja que o pelo cresça. De acordo com Martin, esse passo simples ajudará a evitar pelos encravados, o que pode levar a inchaços na pele.

8. Evite molhar seu cão com água com força total

Ao molhar seu cachorro com uma mangueira, evite deixar a força da água em sua capacidade total. “É imperativo que a pressão da água seja baixa, pois usar uma pressão de água forte pode ser uma experiência bastante traumática, especialmente para cães mais jovens”, ressaltou o especialista.

9. Enxágue e repita

Para enxaguar seu cachorro, certifique-se de que cada pedacinho de shampoo tenha sido removido. Se você não tiver certeza, dê à pele um enxágue duplo ou triplo para ficar seguro. Quaisquer flocos de shampoo restantes podem acabar irritando a pele do seu cão.

10. Seque seu cão

Para secar seu cachorro, incentive que ele se balança para espantar a água completamente. “Se o seu cão está prestes a sacudir toda a água do banho, antes que você tenha a chance de secá-lo com uma toalha, simplesmente segure a parte de trás do pescoço e aplique uma pequena pressão”, concluiu Martin.



  • Back to top