10 dicas para quem tem (ou quer ter) mais de um gato em casa - Pet é pop

10 dicas para quem tem (ou quer ter) mais de um gato em casa

10 dicas para quem tem (ou quer ter) mais de um gato em casa
10 dicas para quem tem (ou quer ter) mais de um gato em casa
10 dicas para quem tem (ou quer ter) mais de um gato em casa (Foto: Freepik)

Ter um gato em casa já é um desafio por si só, dois ou mais então? Nem fale. Mas, calma! Se você quiser ter vários gatos, confira algumas dicas para facilitar sua vida.

Veja também:

1. Forneça mais de uma caixa de areia

No mínimo, deve haver mais uma caixa de areia em sua casa do que o número de gatos. Se você tiver dois gatos, deve haver três caixas. Se você tiver cinco gatos, deve haver pelo menos seis caixas.

2. Árvores de gato

Gatos são escaladores. Isso significa que eles querem ficar subindo em cima dos móveis. Os gatos não tendem a responder bem à disciplina, então, normalmente, a melhor maneira de mudar seu comportamento é fornecendo uma alternativa mais atraente.

Uma árvore para gatos pode não impedir seus gatinhos de pularem sobre os balcões, mas pelo menos lhes dará um poleiro mais atraente. Coloque mais de uma, dependendo de quantos gatos você tiver.

3. Vários brinquedos para gatos

Os gatos são exigentes, por isso, é difícil prever quais brinquedos serão os favoritos e quais serão abandonados embaixo do sofá. Por isso, pense em comprar alguns brinquedos interativos, para que eles possam ficar estimulados mentalmente e ocupados enquanto você faz alguma outra coisa.

No entanto, não se esqueça de comprar alguns brinquedos que você possa brincar com eles e tirar alguns minutos do seu dia para diverti-los. Isso ajuda a fortalecer seu vínculo com eles e eles associam você a coisas divertidas.

4. Um bebedouro automático

Você deve garantir que seus gatos tenham um suprimento constante de água potável, especialmente se você tiver gatos machos, que são particularmente propensos a contrair infecções do trato urinário quando desidratados. Os gatos não gostam de água com resíduos, por isso é crucial certificar-se de que sua fonte de água está limpa, fresca e cheia.

5. Um tapete para limpar as patinhas

O material dos tapetes é projetado para agarrar os pedaços perdidos de lixo nos pés do seu gatinho, impedindo-os de arrastá-los por toda a casa e em sua cama. É feito com materiais sintéticos, o que significa que você poderá facilmente limpar com mangueira quando ficar sujo.

6. Bolsas para transporte de gatos 

Gatos não costumam gostar muito de transportadores, mas alguns são mais confortáveis em bolsas com zíper. Elas se dobram facilmente e são mais convidativas do que os suportes feitos de plástico rígido. Além disso, aos olhos dos gatos, a bolsa parece familiar e segura, e é mais fácil de limpar.

7. Um difusor de feromônio calmante

Caso seus gatos não se deem muito bem (o que pode acontecer), um difusor com feromônios calmantes podem aliviar as tensões sociais dos gatinhos. Eles têm como objetivo acalmar o seu gato, sinalizando que está tudo bem e que ele pode relaxar. Pense nisso como uma aromaterapia felina. Isso pode ser útil para muitos gatos ansiosos e pode até reduzir comportamentos produzidos pelo estresse, como brigar e morder.

8. Erva-dos-gatos (Catnip)

Semelhante aos difusores de feromônio, a erva-dos-gatos afeta gatos diferentes de maneira diferente. Alguns gatos nem ligam, enquanto outros decidem que não há nada mais importante no mundo do que esfregar todo o corpo na coisa.

Se a erva-dos-gatos funcionar para os seus gatos, pode ser muito bom tê-la à mão. É uma das formas mais confiáveis ​​de entretenimento que você pode oferecer a um gatinho suscetível, incentivando o exercício e a brincadeira. Se seus gatos estão lutando contra um impasse social, ele também pode funcionar como um auxílio calmante e difusor de tensão.

9. Um grande recipiente de armazenamento de alimentos

Isso é essencial para manter os alimentos frescos, o que é mais saboroso e seguro para o seu gatinho, caso contrário, os alimentos podem ficar estragados ou suscetíveis à umidade e mofo. Além disso, ajuda a manter o acesso aos alimentos seguro e não causar um acidente de “roubo de comida na madrugada”.

10. Uma garrafa de água à prova de derramamento

Não é estritamente um produto para gatos, mas alguns gatos podem ver potes de água como uma fonte de entretenimento: mergulhando a pata nele, tomando um gole, derrubando-o. Por isso, se você não quer que ele faça bagunça e deixe os potes de água nojentos, é melhor beber de uma garrafa à prova de gatos.

  • Back to top